Ao ver o post da Ingrid intuí que pelo pouquíssimo tempo de desaparecimento (uma noite), era ainda mais provável Frederico, Fred para os íntimos, estar bem perto de casa.
Quando falei com a Ingrid como consultora da BuscaCats, ela estava fazendo uma ronda de carro atrás do gato e foi isso que me preocupou porque um precioso tempo estava sendo investido da maneira errada. Não se procura gato de carro.
Então orientei a Ingrid a retornar e checar a vizinhança mais próxima. E adotar aquela boa e velha dica: areia com o xixi do gato perdido ou de outro gato que mora na mesma casa, na frente e nos fundos da casa para ajudá-lo a sentir o cheiro e caminhar na direção certa.
Vale lembrar que cães e gatos adotam posturas totalmente diferentes quando fogem. Em geral, cães tendem a sair correndo pelas ruas e chegam a andar quilômetros num só dia. Gato não. Gato se enfia nas proximidades e, muitas vezes, nas casas vizinhas - com exceção deles entrarem no motor de um carro e daí sim irem parar bem longe.
"Eram quase 5 da manhã e ouvi o miado bem rouco. Ele estava no muro da minha casa que aumentamos justamente para os gatos não saírem e, consequentemente, ele não conseguiu descer para o nosso quintal", conta a tutora.
Estava molhado por causa da chuva, assustado... com carinha de quem não gostou nada-nada da aventura. Certamente passou os dois dias em alguma casa bem colada a da Ingrid, mas tão escondidinho que ninguém viu. Também pode ter ficado preso acidentalmente por dois dias e ao conseguir sair correu pra casa.
O sonho de Ingrid
"Por incrível que pareça sonhei com ele tentando voltar. Não lembro detalhes, mas aparentemente ele estava preso e tentando sair de onde estava".
Fred se comunicou com Ingrid e isso acontece muito com pessoas que perdem seus gatos: eles se comunicam por meio dos sonhos dando pistas da onde estão ou do que aconteceu com eles.
Por isso fica o aviso: procurar muito bem, primeiro na própria casa (telhado, porão etc) e depois na vizinhança.
Frederico teve sorte, mas muitos não têm a chance de conseguir retornar. Por isso é tão importante procurar muito, mas muito mesmo por eles nos locais mais próximos.
Enquanto Fred estada sumido...
Bartholomeu, que mais parece um lorde inglês e companheiro de Fred, não perdeu a pose e seguia a vida. Pela sua serenidade talvez sentisse que Fred estava ali pertinho. Agora Ingrid vai telar a casa toda... que é o certo a fazer. E o Fred, que adora correr atrás de bolinhas, vai ter que se contentar com jogos "amistosos" dentro do quintal de casa.
Texto: Fátima ChuEcco, Consultora sobre gatos Perdidos da BuscaCats
Comentários
Postar um comentário