Gato fugiu durante a Copa do Mundo e foi achado pertinho de casa (SP)


A alegria da Copa do Mundo traz também transtornos para quem tem animais em casa por conta dos fogos de artifício. Alguns, cujo estrondo parece ser de verdadeiras "bombas" levam cães e gatos à loucura. Por conta disso, muitos dos animais escapam por onde conseguem. Há casos dramáticos de animais que saltam de altas janelas e sacadas.

O gatinho Elmo, de SP, também ficou apavorado com os fogos da estreia do Brasil na Copa e fugiu por uma janela enquanto seus tutores assistiam ao jogo em outro local. Eles contaram que estavam procurando Elmo pelo bairro depois de perguntarem aos vizinhos se tinham visto o gatinho.

Cuidado! Gato assustado se enfia em qualquer buraco, telhado, bueiro, chaminé de churrasqueira... então é muito natural que, num primeiro momento, nenhum vizinho veja o gatinho, mas é muito, muito e muito provável que ele esteja escondido justamente numa casa vizinha.

Querem saber como e onde Elmo foi encontrado dois dias depois de ter fugido? Vejam o relato do tutor Guilherme:

"Eu e minha namorada Bárbara acreditamos que, por causa dos fogos, Elmo deu um jeito de abrir a janela que dava acesso a garagem e provavelmente pulou para o telhado dos vizinhos. Ele não tinha acesso à rua.

Até aí, não sabíamos o que podia ter acontecido e tudo de ruim e pior passava pelas nossas cabeças. Mandamos fazer cartazes, panfletos, andamos debaixo de chuva procurando por ele e mobilizamos o bairro inteiro nas redes sociais. Até o vereador local estava divulgando o sumiço de Elmo.



Enquanto fazíamos diversas postagens nas redes sociais e nos grupos locais, me deparei com uma post da Fátima ChuEcco, consultora sobre gatos perdidos, e resolvi ouvir a sua opinião. Ficamos por quase uma hora no telefone, enquanto ela avaliava a região e apontava que algumas coisas que estávamos fazendo seriam inúteis, pois, segundo ela, na maioria dos casos os gatos não costumam fugir pra longe.

Durante a ligação já nos sentimos um pouco aliviados e confiantes apesar de tudo. Falar com uma pessoa que tem propriedade nesse tipo de caso nos ajudou muito a procurar e focar próximo à nossa casa. Ela nos encorajou a insistir nos vizinhos, mesmo que já tivéssemos conversado com eles e todo o bairro estivesse sabendo.

Poucas horas depois de seguir as orientações da Fátima, um dos nossos vizinhos estava em sua varanda. Pedimos que olhasse no telhado dele e ele avistou que havia um gato meio cinza no telhado de outro vizinho. O Elmo não é cinza. 

Em seguida também subi no telhado para confirmar se era ou não nosso gato. E era o próprio, sujo (daí a impressão de ser um gato cinza) e cansado, porém tranquilo. Os vizinhos nos ajudaram a resgatá-lo sem necessidade de acionar os bombeiros. Nós o atraímos para uma janela que, por sorte, dava acesso ao telhado em que ele se encontrava e com petiscos conseguimos pegá-lo.

Nem sempre os bichanos conseguem voltar sozinhos pra casa, principalmente os que não têm acesso à rua. A Fátima nos abriu os olhos que o único jeito é perseverar, ter paciência e procurar. Cuidem dos seus bichinhos, são preciosos demais. 

Muito obrigado, Fátima!"


Então fica o Alerta:

Se o gato escapar por conta dos fogos da Copa procure imediatamente por perto, mas bem perto mesmo. E procure à pé... nada de usar carro ou moto. Quem corre pra longe é cachorro. Gato tende a se esconder no primeiro lugar que conseguir entrar. E tem que agir rápido porque ele pode entrar em casas com cachorro, no motor de carros, forro de telhado, bueiros... uma infinidade de locais.

E se passarem vários dias... não desista de procurá-lo. Ele pode ter se afastado mais um pouco, mas ainda estará, provavelmente, no seu quarteirão. Um gato só vai parar muito longe quando entra no motor de um carro ou se é levado por alguém. Cartazes, postagens nas redes sociais... tudo isso ajuda, mas o mais importante é "procurar" na vizinhança.

Fátima ChuEcco - jornalista, escritora e fundadora da @BuscaCats

Comentários