Tutora dorme em galpão para resgatar gato perdido


Esse episódio ocorrido em São Paulo, neste mês de setembro de 2024, foi um dos que mais me chamou a atenção dentro da minha trajetória como jornalista especializada em gatos. É a prova de que a intuição tem mecanismos fantásticos para nos fazer agir da melhor forma, por mais maluca que pareça.

Quando Brianna Prestes me disse que estava disposta a passar as noites num galpão perto da sua casa onde viu seu gato perdido há alguns dias entrar, confesso que não acreditei em tamanha ousadia. E vejam só que coisa mágica: bastou uma noite para ela recuperar o gatinho chamado Shadow Fox que foi adotado quando tinha por volta de seis meses (hoje tem cerca de 2 anos).

Brianna já tinha tentado apanhá-lo do lado de fora desse mesmo galpão oferecendo comida, mas o gatinho fugia. Pensou também em usar uma gatoeira, mas naquele dia algo dentro dela apitou para que a captura fosse bem inusitada... e foi mesmo!!!

Armada com dois edredons, um travesseiro e um tablet lá foi ela, sozinha, passar a noite num antigo depósito de marcenaria após pedir permissão ao dono do local. Quantas tutoras teriam essa coragem?

Antes de ir para o galpão Brianna me disse:

"Meu coração está me dizendo que vai dar tudo certo. Não vou desistir dele em hipótese nenhuma".

Vejam o relato dela:

"Levei churu e frango cru que ele ama! Montei a cama dentro do galpão, coloquei a comida pertinho, deitei e fiquei assistindo uma série. Ele veio comer e ficou me olhando. Fingi que não estava vendo ele. Então ele foi chegando devagar e deitou nos meus pés. Continuei quieta e ele foi subindo até que deitou no meu braço como sempre faz. Segurei ele e consegui levar pra minha casa".

Isso que eu chamo de uma bela estratégia intuitiva.

"Agora onde vou ele vai atrás miando igual doido. Não fica sozinho nem um segundo. Aliás está mais carinhoso e grudento que o normal", completa.

Olha o gatinho fujão agora:


O que mais me emociona nessa história é a determinação. No meu trabalho como consultora sobre gatos perdidos fico por vezes preocupada com gatinhos largados à própria sorte porque seus tutores simplesmente desistiram. As desculpas são muitas: falta de tempo, depressão, descrença de que o gato possa estar vivo ou trancado acidentalmente em algum lugar  e ainda crença de que voltará sozinho (o que pode até acontecer, mas não se deve contar com isso porque na rua há muitos perigos).

Seu gatinho está perdido? Não desista! Não fique apenas postando em redes sociais ou distribuindo cartazes. Claro que é importante fazer isso, mas também tem que procurar a pé e com fé.

Texto: Fátima ChuEcco, jornalista especializada em gatos e consultora da @BuscaCats










Comentários