Procurando por seu gato, tutora achou outro há três meses desaparecido (Brasília)

Essa história é bem curiosa e também ilustra DUAS Dicas Valiosas para quem está com o gato perdido: a de procurar bem perto de casa e a de nunca perder a esperança. Ferrugem (foto acima) ficou desaparecido por 24 dias em Brasília, mas antes de ser encontrado, repousando ao lado de um lago, outro gato muito parecido com ele, apelidado de Ferruginho, foi resgatado por Sandra Mara Peters Queiróz.

O gatinho, também amarelinho e peludo como o Ferrugem "original", estava no alto de uma jabuticabeira  perto da portaria do condomínio da Sandra:

"O síndico me ligou achando que era meu gato e eu mesma, à princípio, também achei que era. Um menino conseguiu pegá-lo e eu o levei para casa. Só então notei que não era o Ferrugem".



Sandra ficou um tanto decepcionada, pois, vinha se empenhando em buscas diárias conforme orientações que passei a ela durante uma consultoria sobre gatos perdidos. Além das buscas a pé, ofereceu recompensas, espalhou posts e cartazes. Mas nenhum resultado.

Pedi que escrevesse uma mensagem para ser postada no zap do condomínio ao lado do dela, solicitando que todos procurassem Ferrugem nos cantinhos mais escondidos ou inusitados de suas casas e prédios.

Ferrugem é microchipado, tem coleira com o celular de Sandra e também plaquinha com QRCode. No entanto, foi justamente a mensagem postada no condomínio vizinho que fez uma moradora notar Ferrugem deitado ao lado de um lago, sob a sombra de um arbusto.



"Foi logo no dia seguinte que encontrei o Ferruginho que uma moça me ligou e enviou fotos do Ferrugem. Na hora percebi que era ele porque, inclusive, estava com a coleirinha. Pedi à moça que o segurasse e corri para lá. Ele atendeu o chamado e veio na nossa direção".

Ferrugem estava bem magro, com carrapichos e uma pata machucada, mas no geral estava bem.  

Análise da fuga do Ferrugem


Quando a Sandra me procurou e descreveu os imóveis ao redor do seu, me chamou a atenção uma casa de muro verde ao lado de outra em reforma. Perguntei onde o telhado daquela casa dava e ela respondeu que desembocava no condomínio ao lado, distante apenas uns 100 metros. 

E um detalhe: Ferrugem tinha acompanhado a reforma daquela casa como uma espécie de "mestre de obras" felino porque gato AMA cheiro de cimento, areia e tijolo. Isso me fez pensar que Ferrugem poderia ter ido para aquela casa matar a saudade do "cheiro de obra" e de lá poderia ter entrado no outro condomínio onde justamente foi encontrado depois de quase um mês.

Provavelmente se perdeu por lá devido alguma circunstância: pode ter sido perseguido por um cachorro, criança ou adulto que o fez se aprofundar para dentro do condomínio e daí não soube mais voltar.

E o Ferruginho?



Foi acolhido por Sandra que colocou a foto dele nas redes sociais e vejam que INCRÍVEL

Uma amiga da tutora do Ferruginho o reconheceu num post e ele também voltou para casa. Estava desaparecido há quase TRÊS MESES!!!

"Hoje é dia mais feliz da minha vida", disse Caroline Ferreira assim que buscou Ferruginho na casa de Sandra. Aliás, o verdadeiro nome dele é Gatinho.

Falando com Caroline foi possível sentir seu entusiasmo. Era pura vibração! E ela contou que, além de toda a família ficar muito feliz, os três cães da casa também demonstraram alegria quando Gatinho voltou. História muito bonitinha, né?!



O condomínio da Caroline fica a cerca de 8 km da casa da Sandra, com o que se pode concluir que Gatinho pegou "carona" em algum veículo. Geralmente, um gato só vai parar longe se levado por alguém ou se entra no motor de um carro/caminhão porque, o mais comum, é ficarem entre 100 e 500 m distantes de casa.

Além disso, Gatinho escapou numa noite muito chuvosa seguida de outros dias de muita chuva, o que reforça a hipótese dele ter procurado abrigo em algum motor. E foi parar justamente no condomínio da Sandra onde ela procurava por um gato igual a ele. Muito interessante não?!

Embora um pouco magro, com pequenos ferimentos e perda de pelos, Caroline avalia que "o amor da sua vida" está bem para o longo período em que esteve fora: 

"Ele deve ter se alimentado de barata... ele adora barata. E talvez se alimentado de ração oferecida a outros animais nos lugares por onde passou. Mas eu nunca perdi a esperança de encontrá-lo".


Gatinho também se perdeu numa região bastante arborizada e num período em que os pássaros costumam ter filhotes, sendo que muitos deles caem no chão. De qualquer forma, deu muita, mas muita sorte de ser resgatado e depois reconhecido na rede social. 

E sabem o que mais? A Caroline ainda adotou mais dois gatos enquanto procurava pelo Gatinho.

Sabe aquela história "uma pata lava a outra"? 

Às vezes, procurando por um gato, a gente encontra outro que também precisa de ajuda e... às vezes, ajudando esse "outro" gato, a gente acaba achando o nosso.

Não é a primeira vez que vejo isso acontecer. A Stefani, uma moça que também atendi, acolheu um gato muito parecido com o dela, o Platão (foto abaixo). Mas depois de umas horas ela percebeu que era na verdade uma fêmea. No entanto, deixou a gatinha continuar na sua garagem alimentando-a e tratando dela. Pouco tempo depois o gato da Stefani reapareceu. Estava há 35 dias sumido. E a tutora da gatinha também  foi buscá-la pois morava na mesma rua que Stefani. Leia essa história AQUI



Texto: Fátima ChuEcco - Jornalista, escritora e consultora sobre gatos perdidos da BuscaCats

http://buscacats.blogspot.com

www.miaubookecia.com



Comentários